APROVEITAMENTO DE PISTA | JULGAMENTO

Vamos falar um pouquinho sobre julgamento, ou melhor, sobre um dos critérios de julgamentos mais complexos que temos no freestyle. 
No julgamento de uma competição existem vários critérios usados para avaliar melhor os riders. 

- Altura
- Velocidade
- Grau de dificuldade da manobra
- Grau de perfeição
- Criatividade
- Estilo 
 - APROVEITAMENTO DE PISTA,
 e talvez o mais incompreendido entre os rider,  é sobre ele mesmo que vamos falar.

Em todo tipo de pista onde vai acontecer uma competição, cada critério destes sofrem mudanças de valores ou importância, e o aproveitamento de pista acaba influenciando em quase todos os outros critérios.

Exemplo:  Em uma mini-rampa onde o enfrentamento de obstáculos é de 70% de quarters é muito comum a valorização de manobras em quarters. Mas atenção, em uma mini rampa existem vários outros elementos que se você explorar, é onde entra a criatividade e dependendo do que você fazer os juízes pode considerar muito.

Rider Andre Jesus no BSS Tour Mini Rampa

Já em um bow onde na maioria das vezes as quantidades de elementos são bem maiores, os juízes obviamente mudam os valores dos seus critérios. Não adianta uma rider entrar em uma pista tão complexa e ficar procurando somente os quartes para exibir suas manobras, mesmo que elas sejam boas, ele precisa mostras que sabe realmente usar todos ou a maioria dos elementos da pista.  


Por isso é comum encontrarmos competições de pistas complexas com vencedores que não domina grandes manobras e combos em quarters, isso porque eles valorizam a pistas ao máximo usando todos os elementos ate mesmo inventando linhas e transferências quase impossíveis.  

Um pouco complexo, mas você pode pensar da seguinte forma.

Ao chegar a uma competição, Faça uma leitura de todos os elementos que tem na pista, hip, quartes, caixote, spiner, possiveis tranfers, wallride, etc. Procure valorizar ao máximo todos os elementos da pista dentro da sua volta, tudo isso somado aos outros critérios 

- Altura
- Velocidade
- Grau de dificuldade da manobra
- Grau de perfeição
- Criatividade
- Estilo 

Mostre que você é um rider completo e capaz de mandar manobras em todos os pontos da pista e não somente grandes manobras no único elemento da pista. 

Evolua também mudando a sua maneira de pensar e agir dentro de uma competição, certamente isso vai fazer muita diferença.

Espero te sido útil com esta matéria, compatilhe e passe a frente..



 


Calendário de Eventos