COMO CONQUISTAR UM PATROCINIO

Aqui estão algumas grandes oportunidades de você ganhar conhecimento, se preparar e ir à luta em busca de merecer um apoio ou patrocínio.

Neste artigo o rider Paulo Charaba divide o seu conhecimento proveniente de muita experiência vivida no BMX para você ir a luta e conquistar o seu primeiro patrocínio ou apoio.

O artigo não é por acaso já que um grande evento esta chegando, o BSS Tour, que já se apresentou com um calendário de 7 etapas para este ano e isso certamente vai te ajudar muito a concluir esta meta.

Obs. Aqui vamos nos referir ao evento do BSS TOUR, mas você pode usar da mesma conduta em outras oportunidades.

Manual Básico

Para tentar apoio financeiro e ir as etapas do BSS 2017 que serão 7 etapas, independente de participação, competição ou pódium no evento.

1- Prepare seu portfólio, comece separando suas imagens, fotos impressas , matérias em sites jornais ou revistas , registros em eventos ( jams shows apresentações ou competições ).

1-a. pedir para a organização do evento BSS mandar uma carta convite. ( se o nível estiver para a competição profissional ).

1-b. leve o material digitalizado também, salvo em pen drive ou DVD.

1-c. se tiver vídeos leve um tablet para apresentação rápida ( rápida heim )

1-d. evite nessa apresentação aquele seu vídeos “ rebelde” fumando, bebendo ou pixando ou quebrando algo.

 

2- Defina valores fazendo cotação do que você precisa basicamente, transporte estadia e alimentação. ( em algumas situações e possível viabilizar peças novas para sua bike e até mesmo uma bike nova e equipamento de segurança ( capacete e joelheira e luva)

2-a. transporte, avião ônibus e taxis.( Ida e volta )

2-b. hotel ou pousada próximo ao evento. Check in 1 dia antes e check out 1 dia após.

2-c. alimentação de atletas 4 refeições ao dia. Media de 25 reais cada refeição.

2-d. peças de melhoria para sua bike e peças de reposição *

2-e. equipamento de segurança , capacete, joelheira, caneleira e luva *

2-f. se é sua necessidade bike atualizada (cotação em mais de uma loja )*

 

3- Preparar o projeto a apresentar aos órgãos públicos ( secretaria de esporte cultura e juventude , políticos da cidade ou privados ( lojas marcas e fabricas ).

3-a. impresso, encadernado com capa

3-b. nas paginas iniciais, seus dados, sua residência, histórico de atleta,

3-c. a carta convite BSS deve estar anexado.

3-d. nas paginas seguintes informações sobre o evento, datas localidades prêmios etc.

3-e. demais paginas suas cotações e oque você precisa para o deslocamento ida e volta.

 

4- Apresentação aos Órgãos públicos.

4-a. marcar reunião com o secretario de esportes.

4-b. SE PREPARAR, OQUE FALAR, OQUE NÃO FALAR, SER AGRADAVEL ETC.

4-c. ser acompanhado de um adulto que fale bem e terceirize as informações qualidades e acrescente muito adjetivos do bem sobre você.

4-d. ir bem vestido arrumado barbeado.

4-e. evitar usar gírias na conversa.

4-f. expressões a serem usadas ( vou representar a cidade, apoio, incentivo ao jovem, destaque, sou atleta profissional, etc. )

4-g. POSTURA E COMPROMETIMENTO na reunião.

4-h. em órgãos públicos pode-se pensar em uma dupla de atletas ou até mesmo uma delegação, isso tudo depende do nível de todos os atletas.

4.i. um técnico ou um team manager pode acompanhar e entrar no projeto.

 

5- Apresentação a iniciativa privada.

5-a. Lojas, Marcas, Fabricas, Indústrias, academias empresas e pessoas.

5-b. marcar reunião com o secretario de esportes.

5-c. ser acompanhado de um adulto.

5-d. ir bem vestido arrumado barbeado .

5-e. evitar usar gírias na conversa.

5-f. expressões a serem usadas ( vou representar a sua marca, sou atleta profissional, etc )

5-g. POSTURA E COMPROMETIMENTO na reunião de apresentação.

 

6- Dispensa na época do evento

6-a. Se você trabalha já peça a dispensa para os dias do evento desde já , é muito mais fácil conseguir faltas bonificadas com antecedência de notificação. Leve esse material para o RH e converse com seu chefe, quem sabe você consegue até um apoio do patrão.

 

7- Se na sua cidade tem um jornal ou um site importante, voce pode marcar também uma reunião para apresentação desse material, e esse repórter te acompanhar desde a reunião com o secretario de esportes ( da um peso a mais na reunião) até a participação no evento, registrando tudo. Para que as pessoas de sua cidade acompanhem toda sua batalha esportiva.

 

8- A ideia de atrair esse apoio é você se mostrar como um time da cidade onde vai representa-la e fortalecer mais ainda a gestão que vai custar todo sua trajetória.

 

9- Esse manual básico tem: antes que é a preparação durante que são as reuniões e participação no evento e muitos registros junto com outros atletas publico pista e celebridades no local e o que muita gente esquece o “ depois”, que é você levar as fotos para a prefeitura e todos que o ajudaram dessa forma fazer um relatório quase um diário de bordo de toda sua viagem com fotos vídeos e um texto com um super agradecimento aos incentivadores. E quem sabe nesse texto tem uma parte falando da emoção do podium que você conseguiu !!

 

10- Todo esse material servirá para outras etapas e outros eventos outros apoios e também pode ser feito para conseguir vistos internacionais e e ir para aquele tão sonhado para centro de treinamentos com woodward camp e outros eventos como

xgames, fise, simpel sessions e muito mais. Tudo isso só depende de voce mesmo que quer se profissionalizar e viver a vida BMX de competições e patrocínios.

 

Aí voce pensa: quem foi o cara que fez esse manual ? aqui quem escreve é o Paulo Charaba, realizei centenas de eventos de BMX de todas as modalidade em vários estados do Brasil, e esse manual pode ajudar muita gente a participar e buscar patrocinios, essa consultoria sempre funcionou com atletas de BMX. Agora, mãos a obra !!! Qualquer coisa escreve pra nós aqui no BMX20 se tiver mais duvidas @paulocharaba no instagram e facebook e o e-mail é o [email protected] , será uma honra responder as duvidas.

Abraço a todos e nos vemos nos eventos. Paulo Charaba


Calendário de Eventos