GEOMETRIA DE GUIDÃO | BMX

Vamos falar sobre geometria de Guidão

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar sobre altura e largura do guidão, algo que parece obvio na hora de fazer a escolha de qual guidão você vai querer usar. Mas e quando te perguntam sobre o Backsweep, ou o Upsweep, e se ainda chegarem para você e perguntarem qual altura de Crossbar você vai querer? Agora ficou mais difícil não é?

Fica tranquilo que aqui nesta matéria vamos te explicar o que realmente significa cada um destes nomes.

 

( A - Height  ou Rise ) Altura do guidão, que pode ser medido do centro do tubo onde a mesa é colocada até o centro do tubo na ponta do guidão. Guidões com medidas mas altas trazem a sensação de bom posicionamento, conforto para a bike, uma tendência no BMX nos últimos anos. Mesmo assim é uma referencia muito pessoal que você deve levar isso em conta.

( B - Width ) Largura do guidão, medida de ponta a ponta nas extremidades do guidão. Quanto maior for esta medida, mais controle e firmeza na pilotagem, por outro lado um guidão muito grande te faz perder espaço e até agilidade para manobras como barspin por exemplo. Algumas pessoas optam por serrar meia ou até uma polegada de cada extremidade, aconselho você ter muita certeza de que vai fazer isso, porque não tem volta. 

( C - Upsweep ) Esta é uma referencia muito pessoal, que influencia na posição em que seus pulsos vão estar na pilotagem. Esta referencia pode te trazer conforto ou até dores no pulso, se a sua escolha for à errada. É a quantidade e grau que as barras dobra para cima a partir da curva superior para a extremidade da barra em cada lado. Alguns guidões de flatland por exemplo, tem 0° de Upsweep e alguns de street chegam a ter 4°.

( D - Backsweep ) É a quantidade em grau que as extremidade do guidão vai para tras em relação a barra central ( Crossbar ).  O backsweep ajuda no controle da direção e também faz com que você se sinta um pouco atrás das barras. Tambem é uma referencia muito pessoal, que influencia na posição em que seus pulsos.

( E - Crossbar Height ) - ( F - Crossbar Width )  É a barra central do guidão, nela existe duas referencias que é a largura e a altura que ela é soldada no guidão. Esta barra é responsável por trazer maior rigidez no guidão como um todo, suas referencias de altura e largura tem mai relação com a estética visual do guidão do que com a resistência. Apesar de ser óbvio de que quanto mais próximo da curva superior esta barra estiver mais resistente fica o guidão, e também feio rsrs, mas isso é uma opinião pessoal.

 

Na realidade todas essas referencias são para te ajudar a ter uma bike ainda para ajustada para o seu role.

DICA:Sempre que você for trocar de guidão, pesquise a geometria do seu guidão, veja quais são as medidas que você mais curte nele e procure mantelo na escolha de outro guidão, alterando somente a medida que você deseja mudar. 

Espero que vocês tenham curtido esta matéria.

COMPARTILHE

Aproveite para seguir o nosso site nas redes sociais.

Instagra: @bmx20oficial

FanPage: facebook.com/bmx20.com.br


Calendário de Eventos