GUIDÃO 4 OU 2 PEÇAS?

Recentemente em nosso site recebemos a mesma pergunta algumas vezes, queriam saber qual era o melhor guidão para usar em uma BMX, um 4 peças ou 2 peças. Realmente é uma pergunta intrigante, já que sempre levamos em conta a parte estética antes de qualquer coisa, e sabemos que gosto é gosto e não se discute.

Então resolvemos fazer uma breve pesquisa para tentar descobrir de forma técnica, qual guidão realmente é o melhor.

Primeiro vamos falar das suas diferenças aparente.

 - O guidão 4 peças é fabricado com 4 tubos e 2 curvas.

 - O guidão 2 peças é fabricado com 2 tubos e 4 curvas.

Resistencia: Há quem diga que o guidão 4 peças por existir mais pontos de solda, 2 a mais do que o guidão 2 peças, esta mais propenso a sofrer rupturas, considerando que a região da caloria da solda é sempre a mais vulnerável em uma peça. Seria um bom argumento se não fosse nos dias de hoje. Atualmente a grande maioria destes guidões recebe tratamento térmico, um processo na fabricação muito eficiente que elimina esses pontos de tensão e resistência irregular.

Já o numero maior de curvas poderia enfraquecer um guidão 2 peças, para isso, existe tambem os tubos Butted, que mudam de espessura em pontos que exigem maior resistência. Clique aqui para conhecer mais sobre este processo ( Butted ).

Enfim, quanto à questão de resistência os dois guidões não saem perdendo em nada, dependem é claro da qualidade de fabricação de cada marca.

Geometria:  Ambos os guidões seguem variações de geometria semelhantes de altura, largura, Upsweep, Backsweep e Crossbar. Nada que os fariam ser melhor ou pior que o outro.

Estética: O que resta é a questão estética da bike, Usar um guidão clássico como o 2 peças, ou um 4 peças que tem uma relação visual muito próxima dos praticantes do BMX Street. Muitos rueiros em todo o mundo adotaram esta característica. Não quer dizer que você que anda em outra modalidade não possa usar um guidão 4 peças, muito usam no vertical ou em park, é só uma questão de gosto e de característica própria.

Dica: Fique a vontade para escolher o modelo do seu guidão, aproveite para aprender a escolher melhor sobre a geometria de guidão que você esta usando hoje, para te ajudar a escolher melhor o próximo guidão. ( Clique Aqui )

Abaixo dois guidão com características diferentes:

CULT AK

Modelo assinado por Alex Kennedy
100% cr-mo / Butted Tube / Termo Tratado
( A ) Height:  9 "/ 9,35" / 9,65 "/ 10"
( B ) Width: 30”
( C ) Upsweep:
( D ) Backsweep: 12°
( E ) Crossbar Height: Info indisponivel
( D ) Crossbar Width: Info indisponivel



CULT CUATRO 
100% cr-mo / Butted Tube / Termo Tratado
( A ) Height:  8,65 "/ 9" / 10 "
( B ) Width: 29”
( C ) Upsweep:
( D ) Backsweep: 12°
( E ) Crossbar Height: Info indisponivel
( D ) Crossbar Width: Info indisponivel


Entenda um pouco mais sobre GEOMETRIA DE GUIDÃO clicando no desenho abaixo:

Espero que vocês tenham curtido esta matéria.

COMPARTILHE

Aproveite para seguir o nosso site nas redes sociais.

Instagra: @bmx20oficial

FanPage: facebook.com/bmx20.com.br


Calendário de Eventos