O que é “Butted tube” ?

Um termo muito usado para indicar a característica de muitos produtos de BMX, principalmente de quadros. 


“Butted” significa que a espessura interna de um tubo é diferente em algum ponto. No caso de um quadro normalmente as extremidades do tubo são mais espessas do que o centro.

 A razão para isso ser feito é por que as extremidades dos tubos são unidas e soldadas com outros tubos. Esta região mais espessa  permite uma solda melhor em pontos de alta tensão, onde são sujeito a maior estresse, a rupturas ou rachaduras.

Na região central do tubo, a espessura pode ser menor por ser uma região de menor esforço. Esta técnica ajuda a reduzir o peso em áreas de menos estresse, e aumenta a resistência com mais espessura em regiões de maior estresse. 


Um tudo “Single Butted” indica que o tubo tenha apenas uma diferença de espessura em uma das extremidades.  “Double Butted” indica diferença de espessura nas duas extremidades, muito comum em quadros. Já um tubo que não recebe a tecnologia “Butted” é chamador de “Straight Gauge” ou “Calibre Reto”.


Em alguns guidões, por exemplo, utilizam esta tecnologia e até 11 variações de espessura, isso por causa do numero de curvas que exigem uma espessura maior e regiões próximas a soldas. As demais áreas levam uma espessura menor devido a pouca necessidade de resistência. 

A tecnologia “Butted” não é a única utilizada em tubos no BMX.  Isso mostra que ainda temos muito assunto para falarmos aqui no BMX20. 
Espero que você tenha gostado, este conteúdo é fruto de uma pesquisa simples sem muitas informações técnicas por acreditarmos não ser necessária.  
Aproveite para seguir o nosso site nas redes sociais.

Instagra: @bmx20oficial

FanPage: facebook.com/bmx20.com.br


Calendário de Eventos