O QUE É “INVESTMENT CASTING” ?

Você já ouviu falar em “INVESTMENT CASTING” ?

Duas palavras que você encontra com muita facilidade ao fazer uma pesquisa sobre peças de BMX. Trata-se de um processo de fabricação muito interessante que vem sendo adotado por muitas marcas de BMX em seus produtos.

Mas o que é na verdade o "INVESTMENT CASTING"?

O principio do “Investment Casting” é um processo de FUNDIÇÃO, método usado há mais de 5.000 anos, no molde de diversos matérias, como o aço por exemplo. 

Basicamente uma peça é inteiramente formada dentro de um único molde. Já o “Investment Casting” é uma técnica de fundição um pouco mais complexa, capaz de forma as peças com uma riqueza de detalhes e acabamento incríveis, dentro e fora da peça.

Esta técnica é responsável pela a produção dos mais variados tipos de produtos, que vão desde o setor automobilístico até a produção de armas, brinquedos, maquinas etc.

Método também usado há muito tempo pelas marcas de bicicletas. Componentes responsáveis pela junção de peças com materiais diferentes como carbono e alumínio, cr-mo e alumínio apelidados de cachimbos, e não só isso é claro.

Nos dias de hoje ouvimos muito falar neste método sendo usado em peças de BMX. Assim como cada segmento o “Investment Casting” tem seus propósitos que podem ser muitos como aumento de produtividade, redução de custo em larga escala, facilidade de produção e até mesmo estéticos.

No BMX este processo de fabricação tem três propósitos muito importantes que vão fazer você repensar as forma de escolher uma peça.

  Um dos pontos mais críticos de uma peça é a região da solda, este problema se agrava quando esta solda é feita em pontos que recebem um numero maior de impacto, como as extremidades de um quadro ou a gancheira de um garfo ou pedivela. Com o sistema “Investment Casting” a solda é transferida para uma região menos critica, com um menor índice de impacto e estresse.

 A peça como sistema “Investment Casting” pode ser desenvolvida  detalhes de resistência pontuais, exatamente onde realmente é necessário. E também com detalhes de alivio onde não prejudica a resistência da peça, promovendo um equilíbrio entre leveza e resistência, muito importante para o BMX nos dias de hoje.

  A liberdade de poder criar um design exclusivo, com detalhes únicos que lembram a marca um  simples detalhe.  

Basicamente o processo de fabricação “Investment Casting” se resume a isto, é claro que muitos outro procedimento são fundamentas para o sucesso de um projeto com este. Material correto usado na fundição, tipo de solda, tipo de tudo, tratamento térmico etc.

A única desvantagem talvez seria o valor de uma peça com este sistema, para uma marca o custo de desenvolver cada ferramenta de molde para cada detalhe é bastante alto para o numero pequeno de venda, ainda mais nos dias de hoje que a cada 6 meses um novo produto esta sendo criado. Mas enfim, acredito que os benefícios são muito relevantes e acaba valendo o preço.

Espero que você tenha curtido esta matéria, se curtiu, compartilhe e passe a diante este conhecimento.


Calendário de Eventos