O QUE É TRATAMENTO TÉRMICO ? | BMX

Tratamento Térmico, você sem duvida já deve ter ouvido falar ou até lido bastante em descrições de peças de BMX. Mas o que realmente isso significa?

O tratamento térmico na verdade têm como objetivo alterar a propriedade do metal em vários processos de aquecimento e resfriamento dependendo o objetivo e condições do metal.

No BMX é muito comum se usar três tipos de Tratamento Térmico, detalhe que as marcas raramente descrevem na ficha técnica de seus produtos.

Elas apenas informam, por exemplo, que o quadro tem tratamento término, mas não informam exatamente qual tipo ele foi usado, talvez nem seja necessário. Realmente se espera que você confie na marca ou se preocupe com detalhes mais importantes como angulação e desempenho.

O fato é que informação nunca é demais, e você certamente quer saber quais são esses três tipo de Tratamento Térmico, então vai lá.

Importante saber primeiro porque o tratamento térmico se faz necessário. Lá no começo falamos que o tratamento térmico altera as propriedades do metal neste caso, é claro , para melhor.

Mas porque alterar as propriedades de um tubo que já vem pronto, com todas as propriedades de resistência e flexibilidade que o BMX exige como o Cr-mo 4130 ou o Aço E355?

A resposta é muito simples. 

A SOLDA

Como todos sabem a SOLDA é usada para unir dois elementos, no caso metais. Se faz muito necessária na construção de um belo quadro de BMX por exemplo.

Ela oferece o beneficio de unir duas peças, e ao mesmo tempo, promove uma dilatação térmica muito alta. Esta caloria localizada, também promove uma  tensão, altera as propriedades do metal naquela região, prejudicando o principal objetivo de ter um quadro 100% com as características originais do tubo.

Na foto acima note a região afetada pela caloria da solda.

Resumindo: O calor provocado no processo de soldagem, altera de forma localizada a qualidade do tubo, mudando a resistência e provocando uma tensão no material.

É ai que o Tratamento Térmico entra.

Na realidade existem mais de 10 tipos de tratamento térmico, no BMX, é muito comum usar três tipos:

 

1° Têmpera: Responsável por aumentar a dureza do material. Ideal para peças forjadas ou tubos mais grossos como pedivela, eixos de cubos, pedal, parafusos, etc. Em quadros, o processo é um pouco mais delicado, porque precisa chegar a um resultado final equilibrado entre resistência e flexibilidade. Muitas vezes é necessário receber outro tipo de tratamento térmico antes de entrar neste processo e têmpera.

 

2° Alivio de Tensão: Tem como objetivo obter um rearranjo nas discordâncias causadas por algum processo anterior. Exemplos: soldas, usinagem, processos que causam modificações na microestrutura do aço, que rompem o equilíbrio das macrotensões de natureza elástica, que pode provocar trincas e até empenar um material. Ele reorganiza as propriedades do material eliminando a tensão provocada pela solda neste caso.

 

3° Normalização:  Que tem como objetivo diminuir a granulação do metal, é um tratamento que refina a estrutura do aço, promove uma estrutura geral mais uniforme do conjunto. Muito usado no tratamento preliminar à Têmpera.

 

O tratamento térmico basicamente é processos de aquecimento e resfriamento dependendo o objetivo e condições do metal. Esta variação é o que vai determinar o tipo de tratamento que é feito.

Na realidade é ainda mais complexo que isso, para se chegar ao mesmo resultado final, pode se usar vários caminhos que variam entre liga de material, processo de solda, tratamento térmico etc.

Tecnologia usada a nosso favor e é claro que isso tem um preço, e posso garantir que isso vale muito a pena, assim como vários outros investimentos que trazem benefícios para a nossa segurança, desempenho e muita diversão.

Esta matéria foi fruto de uma pesquisa que fiz com algumas empresas, apresentada de forma menos aprofundada. Eu espero que vocês tenham curtido e compartilhem para que mais pessoas aprendam como eu e você.

Abaixo algumas matérias com curiosidades semelhantes a esta matéria, tenho certeza que você vai curtir.

Um grande abraço do Blue Herbert.

 

GEOMETRIA DO QUADRO DE BMX

GEOMETRIA DE GUIDÃO | BMX

TAMANHO DO PEDIVELA | BMX FREESTYLE

SISTEMA PIVOTAL OU TRIPOD ?

GUIDÃO 4 OU 2 PEÇAS?

FERRUGEM DENTRO DO QUADRO

RAIOS APERTADOS

O QUE É KEVLAR?

O QUE É OFFSET?

O que é “Butted tube” ?

SOBRE O CR-MO 4130

O QUE É “INVESTMENT CASTING” ?





 


Calendário de Eventos