VOCÊ SABIA? | FERRUGEM DENTRO DO QUADRO

Você sabia que a sua bike pode apodrecer de dentro para fora?

Parece estranho ver dessa forma, mas é o que realmente acontece quando a ferrugem começa a agir em áreas desprotegidas da sua bike.

Uma dessas áreas é justamente a parte de dentro de peças fabricadas em aço ou cr-mo, materiais muito comuns no BMX, que tem em sua composição o elemento (Fe) = Ferro. Este elemento (Fe) junto com o ar e a água provoca uma reação química conhecida popularmente como Ferrugem.

A ferrugem decompõe a estrutura física do ferro tornando-o mais frágil. No caso de uma peça de BMX, esta reação, poder resultar em uma quebra prematura da peça.

Muitas dessas peças como quadro, garfo, pedivela e guidão passam por um processo de fosfatização

FOSTATIZAÇÃO: Banho químico que prepara as superfícies para receber e reter as tintas ou outros revestimentos, aumentando a resistência contra corrosão provocada pela ferrugem.

Na pratica isso não protege 100% áreas sem revestimento, e é exatamente o que acontece na maioria das peças, a parte interna dos tubos que não são protegidas, e sofrem ação da ferrugem de forma oculta.

Por fora a sua bike pode estar linda, pintadinha e bem cuidada, mas por dentro uma verdadeira cena de horror pode esta acontecendo ali.

Mas como evitar isso?

- 1° Evite lavar a bike com água. É recomendado apenas limpar as peças com um pano levemente umedecido e uma escova de não.  Evitar a água vai reduzir bastante à ação agressiva do ferrugem, mas não 100%, porque o ar também tem umidade e a ferrugem ainda pode acontecer de forma mais demorada.

- 2° De forma controlada, aplique um desengripante em spray dentro dos tubos, sem exageros, ele vai agir bloqueando as ações da ferrugem e protegem por um tempo essa superfície. Uma vez por mês já é o suficiente. Esta aplicação pode ser feita em pequenos furos existentes na peça.

( Atenção: desengripante não é uma lubrificante permanente, não pode ser aplicados em rolamentos, correntes, catracas e K7 ), fazer isso pode literalmente destruir estas engrenagens. Nestas partes, use somente lubrificantes específicos para rolamento e correntes.

 


Calendário de Eventos